A captação de clientes é uma importante preocupação da maioria dos profissionais da saúde, pois esta é uma das melhores formas de possibilitar o crescimento e a viabilização financeira do negócio. Médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e demais profissionais precisam desenvolver táticas e estratégias para conquistar clientes continuamente.
Existem diversas formas de captar novos clientes. Vamos relacionar dez maneiras práticas e de simples implantação, que podem ser desenvolvidas imediatamente por qualquer consultório ou clinica de saúde.
Estas idéias em formato de dicas são as seguintes:
• Dica 1 – Relacione seus clientes inativos e mande mensagem para eles, sugerindo novos serviços que possam estar necessitando. Existe uma frase em vendas que diz: “procure novos clientes para seus produtos e novos produtos para seus clientes”.
• Dica 2 – Peça indicação a seus clientes de pessoas, parentes ou amigos que possam estar precisando, ou possam vir a necessitar no futuro dos serviços de seu consultório, e crie uma espécie de “brinde” para quem indicar um cliente.
• Dica 3 - Desenvolva parcerias com profissionais de áreas relacionadas e complementares à de seu consultório. Faça uma parceria circular para indicação mútua de clientes.
• Dica 4 - Utilização do cartão de visita de forma dinâmica. Aproveite todas as oportunidades profissionais e sociais para dar e receber cartões de visitas, pois eles ajudam a ampliar sua networking.
• Dica 5 - Participação em associações, grupos e comunidades formadas por seus clientes alvos.
• Dica 6 – Ministrar palestras para as associações e grupos que sejam freqüentadas por seu público alvo.
• Dicas 7 – Publicação na internet de artigos de interesse de seu público alvo.
• Dica 8 - Criação de um blog sobre os serviços do consultório.
Dica 9 – Criação de um site, com um conteúdo de interesse relevante, que permita uma interatividade com seus clientes.
Dica 10 – Remessa freqüente de release para a imprensa com dicas, curiosidades e notícias de interesse público sobre sua área de atividade.
Estas e outras dicas fazem parte do conteúdo de nosso seminário Marketing e gestão de carreira para profissionais da saúde.
A utilização de todas estas ações, em conjunto ou individualmente, e adaptadas à especialização do seu consultório ou clínica certamente criarão inúmeras possibilidades de negócios, mas exigirão que o profissional assuma uma atitude pró-ativa na sua implantação.
Ari Lima, empresário, escritor, consultor e especialista em marketing e gestão de carreira na área de saúde.
arilima@arilima.com
www.arilima.com
31 8813 5871
Um comentário:
Muito bonito, mas no caso dos psicólogos quase todas as dicas são proibidas pelo CFP.
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